A Polícia Civil informou que dois advogados e três empresários foram presos nesta quarta-feira (11), em Campos dos Goytacazes, na “Operação Veritas Custodia”, deflagrada em conjunto pela 134ª Delegacia de Polícia e o Ministério Público. A ação é decorrente da uma investigação sobre tortura e coação no curso do processo.
Foram expedidos oito mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão temporária, que foram cumpridos nas primeiras horas do dia. Além dos cinco presos, foram apreendidas 17 armas de fogo de calibres diversos, farta quantidade de munição, aparelhos celulares, computadores e documentos.
De acordo com a investigação, no decorrer de um processo a respeito do crime de homicídio praticado por um empresário em 2023, uma testemunha de acusação foi torturada psicologicamente e coagida a mudar seu depoimento. Segundo a Polícia Civil, a vítima e sua família foram, inclusive, ameaçadas.
A testemunha foi procurada por advogados que fizeram um novo termo de declaração, e levaram até um cartório para a lavratura, de acordo com a Polícia. A partir das investigações, os envolvidos foram identificados.