20 de dezembro de 2024

Vini Jr é eleito o melhor jogador do mundo de 2024

Vinicius é o sexto brasileiro a vencer o prêmio de melhor do mundo.
Foto: Getty Images

Depois de 17 anos, o Brasil volta a ter o melhor jogador do mundo. Vini Jr foi eleito no prêmio Fifa The Best 2024, nesta terça-feira (17), em Doha. Vencedor da Bola de Ouro, em outubro, Rodri, do Manchester City, foi o segundo colocado. Kaká, em 2007, havia sido o último brasileiro a conquistar a honraria.

Vinicius é o sexto brasileiro a vencer o prêmio de melhor do mundo. Além de Kaká, Ronaldinho, Ronaldo, Rivaldo e Romário já haviam conquistado o troféu anteriormente. O atacante destacou suas origens, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, e lembrou de agradecer ao Flamengo em seu discurso.

“Era tão distante que parecia impossível chegar até aqui. Era uma criança que só jogava bola descalço nas ruas de São Gonçalo, perto do crime. Poder chegar é muito importante para mim. Estou fazendo por muitas crianças que acham impossível, mas que podem chegar até aqui. Agradecer à minha família, que deixou de viver o sonho deles para viver por mim. Agora ao meu time, que me fizeram chegar até aqui. Quero seguir por muito tempo jogando no Real Madrid, que é o maior clube do mundo. Não poderia deixar de agradecer ao Flamengo, que que me viu nos campos, nas ruas. Não poderia chegar aqui sem o Flamengo”, disse Vinicius Junior.

Outros brasileiros premiados

O menino Gui, torcedor ícone do Vasco, conquistou o troféu de “Fifa The Best Football Awards”. O pequeno vascaíno, de 10 anos, foi reconhecido na premiação como melhor torcedor. Ele é portador de uma doença rara chamada epidermólise bolhosa. Em junho de 2023, um vídeo compartilhado pela mãe dele viralizou nas redes sociais, com milhões de visualizações. Na ocasião, a mãe registrou o encontro com o filho depois dele ficar 16 dias em coma induzido.

A partir dali começou a história do pequeno Gui como torcedor símbolo do Vasco, clube do coração. O garoto recebeu visita de jogadores do time de São Januário e, inclusive, ficou amigo de Gabriel Pec, que hoje defende o LA Galaxy, dos Estados Unidos. Gui passou a frequentar os jogos e o dia a dia do elenco, virando uma espécie de mascote.

O brasileiro Thiago Maia, do Internacional, levou o prêmio Fifa Fair Play como um reconhecimento pela tragédia no Rio Grande do Sul. No auge das enchentes, o volante salvou pessoas e animais ilhados por Porto Alegre e região metropolitana.

Na ocasião, Thiago Maia ganhou admiração de torcedores do Internacional e até do Grêmio pela postura. O jogador recebeu todos o reconhecimento dos gaúchos e outros tantos brasileiros. O volante virou um exemplo aos atletas, e isso não passou despercebido pela Fifa na premiação.

Os vídeos do jogador de 27 anos ajudando nas enchentes explodiram nas redes sociais. Thiago Maia subiu telhados, pulou cercas e se atirou na água para ajudar os ilhados. Exemplo fora de campo, o atleta atuou em 33 jogos do Internacional na temporada, e marcou apenas dois gols.

Compartilhar:

RELACIONADAS