Quase dois anos depois de lançado, o Cartão Goitacá, programa de transferência de renda, beneficia 20 mil famílias em Campos com o valor de R$ 200, utilizado exclusivamente para a compra de alimentos. De acordo com a Secretaria Municipal de Transparência e Controle e a Vigilância Socioassistencial da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, 93,78% dos usuários são mulheres.
O programa foi criado por meio de lei municipal do prefeito Wladimir Garotinho e faz parte do atendimento da Prefeitura ao que estabelece a Política Nacional de Assistência Social, no sentido de garantir a segurança alimentar da população, principalmente as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade.
Para a seleção dos beneficiados, que são referenciados no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), é utilizada a base de dados do Cadastro Único.
Durante a avaliação são priorizadas famílias numerosas, que tenham em sua composição idosos e pessoas com deficiência sem fonte de renda e sustento; pessoas e famílias vítimas de calamidades e emergências; mulheres chefes de família e seus filhos; mulheres em situação de violência; e jovens egressos dos acolhimentos institucionais. A concessão do benefício é reavaliada anualmente pela equipe técnica.