A primeira queda de temperatura acentuada do outono será sentida no Brasil nos próximos dias. No Rio de Janeiro, a temperatura deve cair entre os dias 18 e 20 de abril.
A massa de ar frio de origem polar que vai causar o primeiro frio de outono chega ao país pelo interior do continente, o que aumenta seu poder de resfriamento e facilita o espalhamento do ar frio por áreas do interior do Sudeste e do Centro-Oeste.
As informações são do Clima Tempo. Pela primeira vez em 2024, há possibilidade de geada nos três estados da Região Sul do Brasil.
Frente fria e ciclone extratropical
A frente fria que vai trazer a massa de ar frio continental se forma nesta terça-feira (16), entre o Brasil, o Uruguai e a Argentina, associada a um forte e grande ciclone extratropical.
Este ciclone extratropical não vai avançar para o Brasil, mas terá um papel importante na queda da temperatura nos próximos dias, pois ficará próximo da costa da Argentina até a quinta-feira, represando o ar gelado no norte deste país. Com a barreira do ciclone, o ar polar não vai conseguir escoar para o oceano e será direcionado para o Paraguai e interior da Região Sul.
O centro (região mais fria) da massa de ar frio de origem polar passará sobre o Sul do Brasil durante a quinta-feira (18).
Quando ocorre a queda da temperatura?
Os efeitos dessa massa ar frio de origem polar serão sentidos gradualmente em vários estados do Brasil entre a noite desta terça (16) e a segunda-feira (20).
Região Sul
- frio acentuado entre os dias 17 e 20 de abril
Região Sudeste
- São Paulo: queda da temperatura entre 18 e 20 de abril
- Rio de Janeiro: queda da temperatura entre 18 e 20 de abril
- Sul de Minas Gerais/Zona da Mata Mineira: queda da temperatura entre 18 e 20 de abril; Triângulo Mineiro também terá resfriamento suave nestes dias; região de Belo Horizonte e centro-norte de Minas devem sentir ligeira queda da temperatura nos dias 19 e 20 de abril.
- Espírito santo terá ligeira queda da temperatura nos dias 19 e 20 de abril
Região Centro-Oeste
Mato Grosso do Sul: ar frio atua entre os dias 17 e 19 de abril
Mato Grosso: queda da temperatura suave no sul e oeste do estado (inclui Cuiabá e Rondonópolis) entre 17 e 19 de abril
Goiás: ligeira queda da temperatura entre 18 e 20 de abril, especialmente no sul do estado
Distrito Federal: ligeira queda da temperatura nos dias 19 e 20 de abril
Geada
Pela primeira vez este ano, há expectativa de frio intenso suficiente para causar geada, mas apenas na Região Sul do Brasil. O fenômeno deve ocorrer nos dias 18 e 19 de abril, nas áreas mais elevadas da serra do Rio de Grande do Sul, de Santa Catarina e do sul do Paraná.
Não há condições para geada no Sudeste e nem no Centro-Oeste.