O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, confirmou que um novo presídio de segurança máxima será construído no Estado, em entrevista à GloboNews. O colunista do O Globo, Lauro Jardim, havia antecipado a notícia, divulgando que projeto prevê a construção da unidade prisional no Norte ou Noroeste Fluminense.
Ainda segundo o governador, o isolamento de lideranças do crime está em discussão pelos órgãos de segurança e haverá uma nova política carcerária. “São mais de 20 mil novas vagas para que a gente possa zerar a superlotação e que a gente possa ter também os presídios industriais, onde indústrias possam levar para lá uma parte das suas cadeias produtivas e esse preso possa trabalhar e assim tentar se ressocializar e remir a pena”, disse.
Em nota enviada ao Monitor Norte Fluminense, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária informou que “estuda, junto à Secretaria Nacional de Políticas Penais, projetos para a construção de novos presídios para atender a demandas existentes no sistema”. “Uma vez concretizadas, essas medidas vão incrementar o número de vagas para privados de liberdade, dentro de estruturas que contarão com as soluções mais modernas e seguras da arquitetura prisional”, finaliza a nota.
A secretaria não informou qual região está sendo estudada para receber a construção.