A infiltração marítima e uma frente fria afastada no mar provoca umidade sobre parte do Sudeste nesta segunda-feira (14). Dia ainda começando nublado com chance de chuva fraca/moderada no litoral de São Paulo. Na capital paulista, tempo mais encoberto com garoa de manhã e à noite – no meio da tarde, ocorrem algumas aberturas de sol, mas a temperatura fica amena.
Para o Rio de Janeiro, a previsão é de tempo mais nublado de manhã e chuva fraca. Aumento das condições de chuva no leste e sul de Minas, mas ainda de forma irregular. O tempo fica mais instável no Espírito Santo, com chance de chuva a qualquer momento. Interior do Sudeste, sem chuva e com umidade baixa.
Em Campos dos Goytacazes, a semana começou com queda de temperatura e chuva. A previsão é de que permaneça nublado e com chuvas até quinta-feira (17).
Região Sul
A atuação de uma massa de ar fria e seca volta derrubar as temperaturas na Região. Segunda-feira começando gelada e com risco de geada no oeste e sudoeste do Rio Grande do Sul. A chuva começa a diminuir entre SC e PR, mas ainda pode garoar no litoral norte catarinense, região do Vale do Itajaí e no litoral e leste paranaense. As temperaturas ficam baixas no decorrer do dia, mesmo com a presença do sol.
Região Centro-Oeste
A alta pressão segue atuando impedindo a formação de nuvens de chuva na Região Centro-Oeste. Amanhecer ainda com bastante nuvem em Mato Grosso do Sul, mas com o sol voltando brilhar forte à tarde. Não há expectativa de chuva em nenhuma área e a umidade relativa do ar fica abaixo de 30% na maioria das áreas, podendo atingir valores inferiores a 20% nas horas mais quentes do dia entre GO, MT e o norte de MS.
Região Nordeste
Os ventos constantes que sopram do mar contra a costa ainda favorecem bastante umidade sobre o litoral do Nordeste. Começo de semana com sol, temperaturas altas e chuva moderada desde Natal até o litoral sul da Bahia. Salvador e Aracaju, com condição de chuva a qualquer momento e bastante nebulosidade nesta segunda-feira. Tempo firme, muito sol e calor no Ceará, interior e sertão do Nordeste, sul do Maranhão e Piauí. Chove fraco no norte e litoral do Maranhão, sem grandes alertas.
Região Norte
O ar quente e úmido ainda favorece a formação de nuvens de chuva em parte do Norte do Brasil. Em Roraima e no interior e norte do Amazonas, a chuva pode acontecer a qualquer momento, intercalando aberturas de sol e períodos de melhoria. Chove de forma isolada no AC, em RO, no noroeste e litoral do Pará. Já na faixa sul da Região, tempo firme e baixa UR.
Fonte: Clima Tempo