8 de outubro de 2024

Saúde disponibiliza vacina contra HPV para vítimas de violência sexual

Medida é válida para homens e mulheres com idade entre 09 e 45 anos que ainda não tomaram a vacina ou não completaram o esquema de imunização.
Fake HPV vaccine vial holding in hand

Conforme Nota Técnica n° 63 do Ministério da Saúde, emitida em 02 de agosto deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde passou a disponibilizar a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) para as vítimas de violência sexual. A medida vale para homens e mulheres com idade entre 09 e 45 anos que ainda não tomaram a vacina ou não completaram o esquema de imunização contra o vírus.

O assessor técnico de Imunização da secretaria de Saúde, Leonardo Cordeiro, explicou que a vacina contra o HPV já era ofertada para homens e mulheres na faixa etária de 45 anos, 11 meses e 29 dias com imunossupressão. Os imunossuprimidos são aqueles acometidos por HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos.

Segundo ele, o atendimento a esses pacientes e agora às vítimas de violência sexual está centralizado no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), que funciona na secretaria de Saúde, das 8h às 17h. Este ano, até o momento, 201 pessoas estiveram no CRIE para tomar a vacina. No ano passado foram aplicadas 330 doses.

O vírus HPV é a principal causa do câncer do colo de útero, o terceiro tipo mais frequente entre as mulheres. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a estimativa é que haja entre 9 a 10 milhões de infectados por esse vírus no Brasil e que a cada ano surjam 700 mil novos casos da infecção no país.

“Em relação às vítimas de violência sexual, vamos oficiar os órgãos que prestam assistência a essas pessoas para que informem sobre a oferta do imunizante”, explicou Leonardo.

Compartilhar:

RELACIONADAS