4 de fevereiro de 2025

A semana de prevenção ao suicídio em Campos dos Goytacazes

O número de suicídios no Brasil cresceu 11,8% em 2022 na comparação com 2021.

Hoje (10\09) se inicia em Campos dos Goytacazes a semana de prevenção ao suicídio tendo como ponto crucial as políticas de valorização a vida.

Trata-se da lei 8.808 de 2017 de minha autoria e aprovada por unanimidade no meu primeiro ano de mandato na Câmara de Vereadores.

Infelizmente o número de vidas abreviadas em nosso município é alto e se observamos com responsabilidade os dados, há muitos jovens dentro dessa triste estatística.

O suicídio é um fenômeno multifatorial, ou seja, são vários gatilhos envolvidos que levam à decisão de uma pessoa tirar a própria vida. Por isso, é preciso uma articulação de setores e saberes para que ações de prevenção sejam vitoriosas.

O número de suicídios no Brasil cresceu 11,8% em 2022 na comparação com 2021. O levantamento faz parte do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho. Em 2022, foram 16.262 registros, uma média de 44 por dia. Em 2021, foram 14.475 suicídios. Em termos proporcionais, o Brasil teve 8 suicídios por 100 mil habitantes em 2022, contra 7,2 em 2021.

Preocupado com essa temática de saúde pública, tive a oportunidade como legislador, de criar a lei 8.808 e pôr em seu conteúdo a Semana de Prevenção ao Suicídio, a ser desenvolvida anualmente durante o mês de setembro na semana do dia 10, quando se comemora o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Meu objetivo foi de potencializar as ações continuamente desenvolvidas em prol da vida, intensificando-se a divulgação das diretrizes para ampliar o seu alcance e sensibilizar a população quanto à valorização da vida e combate ao suicídio.

Promoção de palestras e seminários para orientar e alertar à população sobre como diagnosticar possíveis pretensos ao suicídio, bem como palestras direcionadas aos profissionais de saúde para qualificá-los na identificação de possíveis pacientes que se enquadrem neste perfil.

Dentre as diretrizes, coloquei a ampla divulgação e exposição do distúrbio, com cartazes citando eventuais sintomas e alertando para possível diagnóstico.

A utilização dos meios de comunicação acessíveis à população com a idealização de canais de atendimento pessoal aos diagnosticados ou a aqueles que se encontram com possível sintoma.

O direcionamento de atividades e apoio para o público alvo da política, principalmente os mais vulneráveis e o monitoramento de possíveis casos para avaliação e cuidado promovendo a interdisciplinaridade entre os profissionais que irão atuar no segmento.

Para encerramento da Semana de Prevenção ao Suicídio institui a Caminhada pela Vida a ser realizada no Município em parceria com a iniciativa privada e com o Poder Público municipal.

Que Deus nos abençoe!

Compartilhar:
Cláudio Andrade

Cláudio Andrade

Advogado, professor universitário da Candido Mendes, autor dos livros "Direito, política e sociedade" e "Entrelinhas". Vereador de Campos na legislatura 2017-2020, com autoria de 17 Leis Municipais. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor de Ação Regional do Procon-RJ.

RELACIONADAS