A situação da Orla II em Guarus se arrasta por anos e não há qualquer perspectiva de que a situação será resolvida. Trata-se de um cartão postal de nossa cidade que deveria estar fomentando emprego, gerando lucros aos empresários e fornecendo área pública de lazer para os campistas.
Infelizmente o retrato é outro! Trata-se de um lugar completamente abandonado, com lixo por todos os lados, quiosques quebrados e pessoas em situação de rua dormindo entre o mato alto.
Utilizada também para caminhadas dos moradores, tornou-se um perigo, principalmente antes das sete da manhã a após as dezenove horas, quando não há quase iluminação, o que transforma a orla em um reduto pronto para assaltos.
Diferente a Orla I que já teve algumas obras de revitalização, o lado de cá, em Guarus, continua entregue ao descaso, afinal a indiferença do poder público com o local nos faz pensar quais são as verdadeiras prioridades do atual governo municipal.
Entendo que a Comissão de Obras da Câmara de Vereadores e a direção do CDL deveriam pressionar as secretárias municipais responsáveis pelo local para que haja um planejamento urgente de revitalização.
A região de Guarus abriga, aproximadamente, 36,17% da população de todo o município de Campos dos Goytacazes. O município de Campos dos Goytacazes se encontra em uma das suas melhores fases financeiras da história. Milhões de Royalties e participações especiais jorram nos cofres e por isso, é inadmissível termos uma orla dessa dimensão negligenciada.
Guarus é uma potência econômica e confere a prefeitura milhões em impostos, logo não deveria ter um de seus maiores cartões postais degradado e desvalorizado por quem tem, como dever de ofício, preservar.
O jardim São Benedito já recebeu revitalização, algumas praças também e há várias obras de recapeamento em andamento, então, qual seria o motivo de dispensar um espaço público que possui grande potencial econômico e social?
Tá na hora de uma mobilização firme e concreta das instituições sociais, pois estamos falando de algo imprescindível e necessário para o bem estar da população de Guarus.