20 de setembro de 2024

Ao Livro Verde fecha as portas e Campos perde livraria mais antiga do país

Uma abaixo-assinado contra o fechamento reuniu 2.105 assinaturas até esta segunda-feira (13).
Divulgação/Mapa de Cultura

A livraria mais antiga do país ainda em funcionamento, acaba de fechar as portas. A Ao Livro Verde foi fundada em 1844 e passava por uma crise financeira agravada durante a pandemia, solicitando falência judicial diante de uma dívida de de R$1,6 milhão.

A notícia do possível fechamento da livraria mobilizou diversos setores da sociedade, que uniram esforços buscando uma alternativa ao fechamento. Porém, o estabelecimento está de portas fechadas nesta segunda-feira (13).

Uma abaixo-assinado contra o fechamento reuniu 2.105 assinaturas até esta segunda. Além disso, uma audiência pública sobre o tema foi realizada na Câmara Municipal de Campos.

Entre as propostas apresentadas na reunião, estava a criação da Casa de Cultura Ao Livro Verde, que seria instalada na atual sede do estabelecimento e a desapropriação do imóvel onde a livraria está instalada desde 1844, no Centro Histórico de Campos, além da readequação arquitetônica interna, de mobiliário e equipamentos da livraria.

A redação do Monitor Norte Fluminense entrou em contato com a Comissão Mista formada para debater o assunto, para saber o andamento das propostas e aguarda retorno.

Compartilhar:

RELACIONADAS