O Rio de Janeiro pode registrar neste sábado (18), a maior temperatura da atual onda de calor que atinge o Brasil desde o dia 8 de novembro. De acordo com a Climatempo, os termômetros podem chegar a 42°C. Os meteorologistas também preveem a chegada de uma frente fria.
O sábado começa com sol e bem abafado, mas a partir da tarde o tempo começa a mudar, com condições para temporais, começando pelo sul do estado e se espalhando para as demais áreas no decorrer do dia. Os ventos também ficam mais intensos, e rajadas de até 60 km/h ocorrem, independentemente da chuva, podendo chegar aos 80 km/h.
A frente fria provocará mudanças no tempo no domingo (19). As nuvens aumentam e há previsão de chuva a qualquer momento do dia. Há risco para impactos como alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos.
“Diferente das últimas frentes frias, esta não passará em alto mar. Assim, a massa de ar frio que acompanha essa frente fria vai conseguir enfraquecer a massa de ar quente que predomina no país nos últimos dias. Mas não espere temperaturas baixas, o calorão dá uma trégua e deve ficar em torno dos 30°C nos próximos dias”, afirmou a meteorologista Hana Silveira, do Climatempo.
As temperaturas entram em declínio, marcando o fim da onda de calor no Rio de Janeiro, com máxima de 30°C na capital.
“Além disso, o choque entre essas massas de ar vai favorecer a formação de nuvens carregadas, e por isso a chuva retorna com mais força durante o feriadão”, destacou a meteorologista.
A segunda (20) e a terça (21) têm previsão de tempo instável.
Fonte: G1